22 de jan. de 2012

Motion Capture

O filme de animação As Aventuras de Tintim, assim como King Kong, Expresso Polar e o personagem Gollum da franquia o Senhor dos Anéis,  usaram um caríssimo recurso de captura de imagem - o motion capture. Esse sistema vem se tornando uma poderosa ferramenta de alta tecnologia usada por empresas de diversos segmentos e, principalmente, na industria cinematográfica americana. 
Através da captura de movimentos dos atores  um software, desenvolvido exclusivamente para esse fim,  "pega" todos os movimentos na forma tridimensional transportando eletronicamente para outra forma igualmente tridimensional que pode ser um monstro, uma pessoa, um robô e assim por diante. 
Esse recurso, usado a exaustão por Peter Jackson, encontrou no ator Andy Serkis sua principal definição. Ele esteve na pele do símio Cesar em Planeta dos Macacos - a Origem. 
E não para por aí. A Max-Planck Institute Informatik in Saarbrücken, na Alemanha acabou de desenvolver um software cuja precisão consegue capturar totalmente o movimento 3D de um corpo humano sem a necessidade de marcadores ou roupas especiais.  O sistema trabalha com a construção de uma réplica do ator, utilizando um scanner ou laser. Cerca de oito câmeras capturam os movimentos de diferentes ângulos à medida em que o ator atua no estúdio. Depois o software fica encarregado de dar animação ao digamos... clone em 3D. 












Nenhum comentário:

Postar um comentário