31 de mar. de 2012

Walking Dead

Apesar de já ter comentado sobre o seriado Walking Dead, me sinto na necessidade de voltar  a falar  nele . Acabei de assistir novamente a 1ª temporada junto com minha filha e pude ver mais nuances e detalhes que ficaram perdidos na primeira vez em que o assisti. 
Talvez o impacto de ver, de forma tão realista, cadáveres em decomposição almoçando e jantando humanos, tivesse tirado de mim a oportunidade de olhar o seriado como ele realmente deve ser  visto: Um grupo de sobreviventes desnorteado lutando a todo custo para continuar vivo em meio a um caos que ele não consegue digerir direito.  
Essa é a premissa de Walking Dead. Não se trata de uma justificativa tola só para colocar um bando enorme de mortos-vivos numa corrida desenfreada por carnes frescas. Os mortos-vivos, é bom não esquecer, também são vítimas.  Um vírus criado pelos militares americanos, seja lá com que intenção,acabou com a existência humana transformando-a em zumbi.  
Os sobreviventes liderados pelo policial Rick Grimes, vivido com maestria pelo ator inglês Andrew Lincoln, querem, com toda a extensão da palavra, continuar vivendo. Mas como? A cada instante mortos-vivos aparecem! 

Mas assim como Rick, todos são movidos por princípios de  civilidade e ética, apesar do terror a espreita. E é isso que faz de Walking Dead um seriado tão tenso, tão pavoroso e belo ao mesmo tempo. 

12 de mar. de 2012

Santos Vilões

Não adianta! Os vilões sempre foram figuras de destaque no cinema. Existem teses e mais teses capazes de provar isso. A eterna briga entre o Bem e o Mal ganha proporções ainda maiores quando o espectador se vê deslumbrado pelo vilão. Ops! Deslumbrado pelo vilão? Isso mesmo.
A psicologia explica o fascínio que as criaturas maléficas exercem sobre todos nós. Começando pelo simples fato de que ninguém, até o candidato a Madre Tereza de Calcutá, consegue ser 100% bonzinho. O homem traz dentro si a bondade e a maldade. Bem temperados e com doses de civilidade e bom senso, a pessoa consegue permanecer no caminho do bem, mas sem abandonar o seu lado B, ou seja, o seu lado mal.
Não se trata de uma questão intrinsecamente maniqueísta. Mas religião à parte, o que acontece é que a personalidade dos vilões é sempre muito bem analisada e trabalhada. Por apresentar várias facetas ou nuances acabam nos atraindo, nos encantando. Isso por que os vilões têm rompantes de humanidade, charme e inteligência – que são características nobres. Enquanto os heróis, mocinho ou mocinha, apresentam normalmente uma personalidade boa, cristã e confiável, os vilões podem ser isso tudo e também absolutamente terríveis e sanguinários.
Querem fazer um teste? Na saga Guerra nas Estrelas, por exemplo, o personagem marcante é Darth Vader e não o jedi Luke Skywalker. Darth Vader ganhou os corações e mentes de uma legião imensa de fãs da saga por que ousou passar para o lado negro da Força. E quanto ao filme Tubarão? Tenho certeza que não é do destemido xerife da guarda costeira Martin Brody (Roy Scheider) que as pessoas se lembram quando o filme é citado, por melhor que ele tenha sido.  
O Coringa de Batman – O Cavaleiro das Trevas, interpretado pelo finado Heath Ledger consegue romper com as amarras sociais de forma soberba no filme. A única coisa que ele quer é causar danos, encrenca e ameaçar os homens de bem. E o faz de maneira tão brilhante e única que acaba atraindo o espectador.
A vilania já provou sua eficácia para garantir bilheteria em filmes como O Exorcista, Psicose, O Silêncio dos Inocentes, Louca Obsessão, Cabo do Medo, Os Intocáveis, A Lista de Schindler, Cidade de Deus, etc. E em todos os vilões possuem inteligência e astúcia suficientes para fazer qualquer um ir comer na mão deles. Al Capone, o mafioso de Os Intocáveis, magistralmente interpretado por Robert De Niro costumava chorar ao assistir a ópera II Pagliacci e ao mesmo tempo não media a maldade quando o assunto era matar. Alguém consegue esquecer a cena do taco de beisebol? Pois é.

          Às vezes em alguns filmes os vilões acabam valendo o ingresso. Só dão eles! Santos Vilões.  

11 de mar. de 2012

O Grande Milagre


Drew Barrymore está no filme O Grande Milagre. A atriz interpreta uma repórter que está trabalhando no Alasca e acaba ajudando o ex-namorado a salvar três baleias que estão correndo risco de vida. Lágrimas à vista! Podem crer.   

Meu Malvado Favorito 2

Gostou do primeiro? Que bom! Por que eles estão de volta. 

10 de mar. de 2012

Jean Giraud

O artista francês Jean Giraud, mais conhecido como Moebius, morreu aos 73 anos, na manhã deste sábado, na França. A informação foi confirmada por sua mulher. Confira abaixo alguns trabalhos do artista. Moebius começou a desenhar para HQs ainda na década de 50. Seus primeiros trabalhos foram para a revista Far West. 
Sua contribuição para o cinema veio através de criações para os filmes Tron, O Quinto Elemento e Willow.


5 de mar. de 2012

Ralph Mcquarrie

Morreu aos 82 anos no último dia 3 o criador artístico da saga Guerra nas Estrelas. Ralph fez inúmeros trabalhos para o cinema, além da saga de George Lucas. Entre eles se destaca E.T - O Extraterrestre, Contatos Imediatos do Terceiro Grau, Caçadores da Arca Perdida, Jurassic Park, apenas para ficar nos sucessos mais conhecidos do artista. 

Que a Força continue com você!